terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Compreendendo a Formação


O PARADIGMA DO PROFESSOR PROFISSIONAL-REFLEXIVO: UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


 Para o alfabetizador do século XXI e em específico o que convive em sua prática com a educação , torna-se imprescindível à vivência dos parâmetros que dão sustento a educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e a aprender a ser, pois a nova construção de educação exigida para hoje e amanhã requer dos seus envolvidos humanização, no seu sentido mais abrangente, buscando no domínio da do aprendizagem a percepção de um fazer cidadão que acione habilidades e competências e, além disso, que proporcione em seus espaços de convívio social o despertar de uma autonomia dotada de ação-reflexão, ações estas que modificam os comportamentos dos sujeitos envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem.
Pensar numa nova perspectiva de formação docente que não tem em seu contexto a dimensão afetiva e inclusiva como ponto de chegada, mas como fundamento que ressignifica o olhar para a prática pedagógica, exige um novo perfil de professor que se assume como articulador de seus ideais em sua própria comunidade e consegue através de sua ação potencializar desejos, sonhos, perspectivas e reflexões críticas.
A partir desta nova visão abrem-se possibilidades de um repensar que vai para além da atuação do profissional e chega também como necessidade de adequação das instituições que desejam protagonizar com qualidade, a modalidade de educação de jovens e adultos  dentro do paradigma educacional do século XXI. Esse professor profissional-reflexivo deve compreender que agir-pensar-analisar e agir são ações necessárias à constituição de um novo olhar, ações que dinamizem o aprendente, neste campo complexo e instigante, complexo porque além do educacional aparecem as questões sócio econômicas e instigante, porque revela resultados surpreendentes a partir da superação das condições de vida dos sujeitos para que se dê o efetivo exercício da cidadania e a participação atuante dos envolvidos no contexto social e político nas comunidades em que vivem.
Para autores como Freire (1997) e Perrenoud (1999), a educação significativa pressupõe um professor que atua como protagonista da Ação pedagógica, mostrando-se curioso, prestando atenção ao que o aluno diz ou não diz, faz ou não faz, colaborando para que ele seja capaz de articular seus conhecimentos prévios com os conhecimentos escolares. Estes últimos são aqui entendidos como conhecimentos institucionalizados que compõem programas de estudos explícitos ou que estão organizados, mas manifestos implicitamente.

A observação é o que me possibilita o exercício do aprendizado do olhar. Olhar é como sair de dentro de mim para ver o outro. É partir da hipótese do momento de educação que o outro está para colher dados da realidade, para trazer de volta para dentro de mim e repensar as hipóteses. É uma leitura da realidade pra que eu possa me ler.”
                                                                                                                   FREIRE, M. (1993


Ana Sheila Soares Mascarenhas
Rodrigo Pereira
Universidade Estadual de Feira de Santana

Um comentário:

  1. Oi Colegas, achei pertinente postar como comentario o Video "a Aprender a Aprender" disponivel em ( http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI) que estamos trabalhando em Educaçao Permanente em varios processos do SUS para a Atençao Basica, entendendo que cada um tem seu tempo e seu jeito...
    Abracos
    Stelita

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